Uma nova pesquisa do Instituto completa Completa, realizada entre os dias 28 de setembro e 4 de outubro de 2025, revelou o impacto político que uma possível aliança entre o prefeito de São Luís, Eduardo Braide, e o ex-prefeito de Santa Rita, Dr. Hilton Gonçalo, pode ter na corrida pelo Senado Federal em 2026.
De acordo com o levantamento, Hilton Gonçalo lidera as intenções de voto quando é apresentado como candidato com o apoio de Braide, alcançando 23,6% das preferências dos eleitores em todo o Maranhão. O resultado coloca o médico e político à frente de nomes tradicionais da política estadual, como Weverton Rocha (16,1%) e Roberto Rocha (14,6%).
Força na Grande Ilha
O desempenho de Hilton Gonçalo é ainda mais expressivo na Grande Ilha de São Luís, onde ele chega a 43,4% das intenções de voto — região considerada o principal reduto eleitoral de Eduardo Braide. Analistas avaliam que o apoio do prefeito da capital pode ser decisivo para consolidar um projeto político estadual com forte apelo urbano e administrativo.
A pesquisa ouviu 1.493 eleitores distribuídos em todas as regiões do Maranhão. O levantamento tem nível de confiança de 95% e margem de erro de 2,3 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Cenário sem alianças
Quando o cenário eleitoral é apresentado sem definição de alianças políticas, o senador Weverton Rocha aparece na frente, com 20,2% das intenções de voto, seguido por Roberto Rocha (15,4%) e André Fufuca (11,8%).
Na sequência, aparecem Eliziane Gama (8,6%), Hilton Gonçalo (5,8%), Dr. Yglésio (5,4%), Pedro Lucas Fernandes (5,0%) e Cesar Pires (3,0%).
Votos nulos ou em nenhum candidato somam 6,8%, e 18,1% dos entrevistados não souberam ou não responderam.
Possível aliança com peso estadual
Os números indicam que, caso se concretize uma dobradinha entre Braide e Hilton Gonçalo, o grupo pode entrar na disputa de 2026 com vantagem estratégica, reunindo capilaridade política e força eleitoral em diferentes regiões do estado.
O cenário reforça a tendência de que a eleição para o Senado no Maranhão deve ser uma das mais disputadas e estratégicas do próximo pleito.


