A população de São Luís (MA) tem contado com uma importante iniciativa no combate ao roubo e furto de aparelhos: o programa “Meu Celular de Volta”. Criado para facilitar a devolução de celulares apreendidos em operações policiais, o projeto tem aproximado os cidadãos da segurança pública e devolvido centenas de aparelhos aos seus verdadeiros donos.
O que é o ‘Meu Celular de Volta’
O programa ‘Meu Celular de Volta’ é uma inspiração de outros projetos com a mesma finalidade realizados no Espírito Santo e no Piauí.
Inicialmente, apenas os municípios da região da Grande Ilha eram contemplados pelo programa, mas a Secretaria de Segurança Pública do Maranhão expandiu as ações para outras cidades do estado.
Como funciona:
A Polícia Civil rastreia celulares roubados por meio do IMEI, um código único que funciona como o “CPF do aparelho”. Com esse número, as operadoras informam quem está usando o dispositivo. Após confirmar o registro no boletim de ocorrência, a polícia utiliza um sistema que cruza dados das ocorrências e localiza os celulares, enviando mensagens para que sejam devolvidos aos donos.
A entrega dos aparelhos está marcada para o dia 25 de setembro, no auditório da Secretaria de Estado de Segurança Pública, no bairro Vila Palmeira, em São Luís, das 8h às 12h. Deverão se dirigir ao local de entrega apenas as pessoas que forem contatadas pela autoridade policial.
Para receber o aparelho, a pessoa deve apresentar os seguintes documentos:
Carteira de identidade (RG/CIN)
Boletim de Ocorrência (ou número do B.O)
Documento que comprove a propriedade do aparelho. Caso não possua a nota fiscal, a equipe analisará individualmente cada caso, segundo a polícia.
