Prepare-se para um verdadeiro show no céu! Nesta quarta-feira (5 de novembro), a segunda e penúltima superlua de 2025 poderá ser observada de qualquer lugar do Brasil — sem necessidade de telescópios ou equipamentos especiais. O fenômeno acontece quando a Lua cheia coincide com o perigeu, momento em que o satélite natural está mais próximo da Terra, fazendo com que pareça até 14% maior e 30% mais brilhante do que o habitual.
O melhor horário para contemplar o espetáculo será logo ao anoitecer. Em São Paulo, a Lua deve surgir por volta das 18h45; em Belém, às 18h14; e em Recife, às 17h28. Se o céu estiver limpo, bastará olhar para o horizonte leste para ver o disco lunar reluzente subindo com intensidade incomum — um convite irresistível à contemplação.
Uma superlua se põe ao lado da cúpula de São Pedro, em Roma (Itália), em 15 de novembro de 2024. — Foto: REUTERS/Remo Casilli
Embora o termo “superlua” não seja oficial na astronomia — foi criado em 1979 pelo astrólogo Richard Nolle — ele ganhou popularidade por descrever bem o impacto visual do fenômeno. Tecnicamente, trata-se apenas de uma lua cheia próxima do perigeu, quando a distância entre Terra e Lua fica menor que 360 mil quilômetros. Assim, nem toda lua cheia é uma superlua, mas toda superlua é um belo lembrete de como o cosmos ainda nos surpreende.
E anote na agenda: segundo o Observatório Nacional, o trio de super luas de 2025 inclui as datas de 6 de outubro, 5 de novembro e 4 de dezembro. Se perder esta, ainda há mais uma chance de se encantar com a grandiosidade da Lua — a maior estrela da nossa noite.

