O Banco Central informou nesta terça-feira (11) que ainda há R$ 9,73 bilhões em valores esquecidos por clientes em bancos, consórcios e outras instituições financeiras do país. O balanço considera dados até setembro e mostra que milhões de brasileiros ainda não consultaram se possuem recursos disponíveis no Sistema de Valores a Receber (SVR) — uma plataforma oficial que permite verificar e solicitar a devolução de dinheiro de contas antigas, cobranças indevidas e consórcios encerrados.
Para saber se há valores a receber, basta acessar o site valoresareceber.bcb.gov.br e informar o CPF ou CNPJ e a data de nascimento ou abertura da empresa. Caso o sistema identifique algum valor, o cidadão pode solicitar o resgate diretamente na plataforma, indicando uma chave Pix para receber a quantia. O procedimento é gratuito e 100% online. Em casos de pessoas falecidas ou empresas encerradas, o resgate pode ser feito por herdeiros ou representantes legais, mediante comprovação junto à instituição financeira.
Apesar de um prazo ter sido divulgado em 2024, o Ministério da Fazenda esclareceu que não há limite de tempo para o resgate dos valores. O Banco Central reforça ainda que não envia links por e-mail, SMS ou redes sociais, e alerta para golpes. A consulta e o saque só devem ser feitos pelo site oficial, sem qualquer taxa de intermediação.

